Pesquisar este blog

Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS 


ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Editora Cortez, 2006.112p. (Biblioteca da UEPA nº21) (descentralização / participação / colegiados / gestão / comunidade / aprendizado político / Metodologia / didática / prática)

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.110p.  (alunos / professores / informação / formação do professor / (Biblioteca pessoal)

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 120p. (Biblioteca da UEPA nº24) (informática / tecnologia / interdisciplinaridade / desigualdade social )

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. PLACCO, Vera Maria N. de Souza. O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Editora Loyola, 2001. 128p. (Metodologia / didática / prática)

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. JEZINE, Edineide. (Orgs.) Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 234p. (Biblioteca da UEPA nº 62)  (educação popular/ política e educação/ movimentos sociais/ participação/ violência)

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Proinfo: informática e formação de professores. Volume1. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. 94p.

ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org) Cartografia escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p.224. (Biblioteca da UEPA nº175)

ALONSO, Félix Ruiz. LÓPEZ, Francisco Granizo. CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Editora Atlas, 2006. 242p. (ética/ método da ética/ felicidade/ natureza humana/ as faculdades superiores/ os atos humanos/ bem e mal/ organismo ético/ virtudes/ normas éticas/ ética social/ sistemas econômicos/ ética empresarial/ empresa e sociedade/ ética do administrador) (Biblioteca pessoal)

ALVARES, Sônia Carbonell. Educação estética para jovens e adultos. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 128p.

ALVES, Nilda (Org.) Formação de professores: pensar e saber. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 104p. (Biblioteca da UEPA nº3 )  ( conhecimento / Metodologia / didática / prática)

ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Revista Mundo Jovem. Ano 48 fevereiro/ 2010. (Metodologia / didática / prática)

ANTUNES, Celso. GARROUX, Dagmar. Pedagogia do cuidado: um modelo de educação social. São Paulo: Editora Vozes, 2008. 216p. (Metodologia / didática / prática)

ANTUNES, Irandé. Aula de português, encontro e interação. São Paulo: Editora Parábola, 2003. 181p. Biblioteca da UEPA nº 157

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.166p. Biblioteca da UEPA nº 155

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores. São Paulo: Editora Global, 2009. 246p. ( acolhimento/ leitura/ livro/ brinquedo/ biblioteca/ pesquisa escolar) (Biblioteca da UEPA nº209)

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão: série inicial, primeira e segunda séries. São Paulo: Editora Global, 2009. 414p. ( acolhimento/ leitura/ livro/ brinquedo/ biblioteca/ pesquisa escolar) (Biblioteca da UEPA nº208)

ARANTES, Valéria Amorim (0rg.). MANTOAN, Maria Teresa Eglér. PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. 104p. (Metodologia / didática / prática)

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus, 2003. 238p. (Biblioteca da UEPA nº 87)

BACHA, Magdala Lisboa. Leitura na primeira série. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A.1969. 268p. (Leitura)

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 238p. (Biblioteca da UEPA nº 132) (Leitura / mediação / aprendizagem / “recursos p.85” /)

BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Editora Cortez, 2007. 120p. (Biblioteca da UEPA nº 26) (Leitura / mediação / aprendizagem)

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009. 176p. (Biblioteca da UEPA nº 101) (Leitura)

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Ática/UNESCO, 2006. 110p.  (Biblioteca da UEPA nº81 ) (Leitura, leitores, ensino, métodos, motivação, fases de leitura, tipos de leitor, interesse, pesquisa)

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 2004..213p.(Biblioteca pessoal)

BERGOMAS, Gabriela. Comunicação/educação na formação profissional. Comunicação & Educação, São Paulo,: 55 a 61, maio/ago. 1999  Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4428/4150 Acesso em 10 de setembro de 2010. (Metodologia / didática / prática)

BEYER, Esther. KEBACH, Patrícia. (Orgs.) Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 158p. (Biblioteca da UEPA nº122) (cantigas de ninar/ apreciação musical/ a música e suas significações/ cantar/ processos de interação social

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 408p. (Metodologia / didática / prática)

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.156p. (Biblioteca da UEPA nº180 ) (Ciências na escola / conhecimento científico / ensinar ciências / teoria e prática )

BIZZOTTO, Maria Inês. AROEIRA, Maria Luisa. PORTO, Amélia. Alfabetização linguística da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010. 144p. (Biblioteca da UEPA nº205)  (Leitura/ letramento/ textos/ jogos/ brincadeiras/ escrita/ ambiente)

BLUMING, Mildred. DEMBO, Myron. Como resolver problemas no ensino. São Paulo: Editora EPU.1976. 176p. (Metodologia / didática / prática) (Biblioteca da UEPA nº253)  

BORBA, Ângela Meyer, A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. Revista criança do professor de educação infantil. Nov/2007. 42p (Metodologia / didática / prática)

BORNHEIM, Gerd A. Introdução ao filosofar: o pensamento filosófico em bases existenciais. Revisão técnica e prefácio: José Luiz Furtado. São Paulo: Editora Globo, 2009. 164p. (Biblioteca da UEPA nº45)  (Filosofia/ comportamento/ experiência)

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução – Volume 1. Brasília : MEC/SEF, 2001.126p. (Metodologia / didática / prática / recursos)

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética. Brasília : MEC/SEF, 2001.146p. (Metodologia / didática recursos / prática)

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: artes - Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Volume 2. Brasília: MEC/SEF, 1997.144p. (Leitura)

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Volume 10. Brasília: MEC/SEF, 1997.164p.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Volume 1, 2 e 3  Brasília : MEC/SEF, 1998.104p v. 1/ (Leitura) ( volume 1= 103p. volume 2= 85p e volume 3= 269p.)

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. 204p. (Biblioteca da UEPA nº213) (música/ sons/ educação infantil/ canção/ jogos/ atividades)

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2000. 110p. (Metodologia / didática / prática)

BUZZI, Arcângelo R. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. 152p. (Filosofia, existência, mundo, convivência, natureza, linguagem, consciência, tradição, coragem, saúde, educação, liberdade, autonomia)(Biblioteca pessoal)

BUZZI, Arcângelo R. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. 152p. (Filosofia, existência, mundo, convivência, natureza, linguagem, consciência, tradição, coragem, saúde, educação, liberdade, autonomia)(Biblioteca pessoal)

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Editora Scipione, 2009. 176p. ( linguística/ escola/ língua/ fala/ escrita/ produção de textos/ tipos de leitura/ cultura/ ”recursos p.91”/ “motivação p.112” ) (Biblioteca da UEPA nº 197)

CAMPOS, Helena Guimarães. FARIA, Ricardo de Moura. História e linguagens, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009. 128p. ( Metodologia / didática / linguagem / história / internet ) (para encontrar na biblioteca= livro grande  marron / FNDE)

CANÇADO, Marília Batista. Escola hoje. Brasília: MEC/SEED, 1996.94p. (para encontrar na biblioteca= caderno rosa Cadernos da TV escola) (Metodologia / didática / prática)

CANDAU, Vera Maria. (Org.) A didática em questão. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 128p.

CARRAHER, Tereza. CARRAHER, David. SCHLEIMANN, Ana Lúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo. Editora Cortez, 2006. 184p. (Metodologia / didática / prática)

CARVALHO, Aloma Fernandes de. MINGUES, Eliane. Alfabetização: coleção ponto de partida. (Manual do Professor). São Paulo: Editora Sarandi, 2005. 64p. (Biblioteca da UEPA nº s/n)  (Metodologia / didática / prática)

CARVALHO, Alonso Bezerra de. SILVA, Wilton Carlos Lima da. Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: Editora Avercamp, 2006, 160p. (Leitura)

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et.al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009.188p. (Biblioteca da UEPA nº201 ) (ciências / pesquisa / experimentos / avaliação / interação / papel do professor)

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Editora Ática, 2010. 104p. (Biblioteca da UEPA nº147 ) (Leitura)

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. MACIEL, Francisca Izabel Pereira. MARTINS, Raquel Márcia Fontes.(Orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009. 124p. (Biblioteca da UEPA nº 86 ) (Leitura/ alfabetização/ letramento/ sala de aula/ planejamento/ rotina/ avaliação/ teoria e prática)

CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. (Manual do Professor). São Paulo: Atual Editora, 2002.32p. (Biblioteca da UEPA nº s/n ) (Leitura)

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente: 2001, 268p. (Metodologia / didática / prática)

CHARDELLI, Rita de Cássia Rocha. in KRUEGER, Magrit Froehlich . A relevância da afetividade na educação infantil. Comentário disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-04.pdf Acesso em 15/11/2011. (Metodologia / didática / prática)

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. 567p. (filosofia/ razão/ verdade/ conhecimento/ lógica/ metafísica/ ciências/ o mundo da prática) (Biblioteca pessoal)

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. BRUNO, Eliane Bambini Corgueira. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (Org.) O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Editora Loyola, 2004. 96p. (Metodologia / didática / prática)

CLAVER, Ronald. Escrever e brincar: oficinas de textos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 128p. (Biblioteca da UEPA nº107)  (Leitura / brincar / lúdico p.9/ )

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São paulo: Editora Moderna, 2000. 288p. (literatura infantil, arte literária, gramática da literatura infantil, literatura juvenil brasileira, gênero, forma, poesia, verbal, quadrinhos, leitura) (Biblioteca da UEPA nº 128 )

COLL, Cesar. MARCHESI, Álvaro. PALACIOS, Jesús- Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades especiais, v.3, Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. 367p(Psicologia) (Biblioteca da UEPA nº 68 )

CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 1993. (Psicologia)

COSTA, Marta Morais da. O professor e a leitura, a semeadura no campo da história. Revista Aprende Brasil. Editora Positivo, 2006. 8-10p. (Leitura)

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Editora Papirus, 1989. 182p. (Leitura)

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação de nossos sonhos: formando jovens felizes e inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.176p. (Biblioteca da UEPA nº 92 ) (Psicologia)

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação inteligente: formando jovens pensadores e felizes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.176p. (Psicologia

D'ANTOLA, Arlette (org)- Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo: temas básicos de educação e ensino. Editora Pedagógica e Universitária LTDA,1989. 90p. (Psicologia)

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. 368p. (Biblioteca da UEPA nº169 ) (ensino de ciências / ciências para todos / tecnologia / didática )

DIAS, Adelaide Alves. SOUSA JUNIOR, Luiz de.(Org.) Políticas públicas e práticas educativas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 158p. (Metodologia / didática / prática)

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas, SP: Editora Papirus, 1994.150p. (Biblioteca da UEPA nº 105) (conhecimento / aprendizagem / leitura / arte / cultura)

FARACO, Carlos Emilio. MOURA, Francisco Marto. Língua e literatura. São Paulo: Ática, 2000. 288p. (Leitura)

FELDMANN, Marina Graziela. (Org.) Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. 256p. (Biblioteca da UEPA nº 185) (educação/ paradigmas/ escola/ função social/ pós modernidade/ formação de professores/ cotidiano escolar/ currículo/ gestão)

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2007. 238p. (Biblioteca da UEPA nº 103) (a música na escola/ para cantar/ tocar/ danças/ encenar/ para ensinar)

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 260p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 2011. 104p. (leitura/ linguagem escrita/ alfabetização/ ) (Biblioteca pessoal)

FERREIRO, Emilia. O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. Entrevista na Revista Nova Escola, edição 197 - nov/2006 Disponível em: http://antigo.revistaescola.abril.com.br/edicoes/0197/aberto/mt_185062.shtml Acesso em 25/07/2010 (Leitura)

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) São Paulo: Editora Cortez, 2001. 104p. (Biblioteca da UEPA nº8 ) (Leitura / escrita / codificar / crianças )

FERRERO, Elisabeth M. HOLLAND, Joe. Carta da terra: reflexão pela ação. Tradução Roberto Cattani. São Paulo: Editora Cortez, 2004.160p. . (Biblioteca da UEPA nº125 ) (Responsabilidade / sustentabilidade / ética / democracia / ecologia)

FIGUEIREDO, Vinicius de (Org.). Filósofos na sala de aula. Vol.2 São Paulo: Berlendis&Vertecchia, 2007. 240p. (Biblioteca da UEPA nº1) (Sofistas / Hobbes / Pascal / Marx / Nietzsche / Freud )

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Editora Edelbra, 2009. 140p. (Biblioteca da UEPA nº146 )

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1995. 388p. (Biblioteca da UEPA nº136 ) (Psicologia / aprendizagem / dificuldade / comportamento / estímulo / motivação / dislexia)

FRANÇA, Bárbara Heliodora. O barnabé: consciência política do pequeno funcionário público. São Paulo: Editora Cortez, 1993. 104p.. (Biblioteca da UEPA nº 9)  (mentalidade política / vida / trabalho / greves / revolucionário )

FREIRE, João Batista- Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 2009. (Coleção pensamento e ação na sala de aula) 200p. (Biblioteca da UEPA nº283) (Metodologia / organização curricular / atividades esportiva / brincadeiras / didática / jogos / socialização / afetividade / prática / ludicidade)

FREIRE, João Batista. SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Editora Scipione, 2009.192p. (Metodologia / organização curricular / atividades esportiva / brincadeiras / didática / prática / ludicidade) (Biblioteca da UEPA nº281)

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2008, 80p. (Biblioteca da UEPA nº102) (Metodologia / didática / prática / leitura / gestão)

FREIRE, Paulo. FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985. 158p. (Biblioteca da UEPA nº 88) (Metodologia / didática / prática / leitura / gestão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2004, 148p. (Biblioteca da UEPA nº77) (Metodologia / didática / prática / leitura / gestão)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2011, 144p. (Biblioteca pessoal)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987. 184p (Metodologia / didática / prática / leitura / gestão) (Biblioteca pessoal)

FUSARI, José Cerchi. Improvisação ao contrário. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/arte-planejar-424861.shtml  Acesso 22/11/2011. (Metodologia / didática / prática)

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1988, 176p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 2003, 144p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. 128p. (Biblioteca da UEPA nº2) (Responsabilidade / sustentabilidade / ética / democracia / ecologia / Metodologia / didática / prática/ gestão)

GANDIN, Danilo.  A prática do planejamento participativo. São Paulo: Editora Vozes, 2008. 184p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GARCÍA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 274p. (Biblioteca da UEPA nº 138)  (Psicologia / aprendizagem / dificuldade / linguagem / leitura / escrita / matemática)

GARCIA, Regina Leite (Org.) Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 88p. . (Biblioteca da UEPA nº 5) (Leitura / alfabetização / metodologia / EJA )

GARCIA, Walter. Administração educacional em crise. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 7)  (Educação / crise / administração escolar / gestão / marketing na educação / tecnocracia )

GENTILE, Paola. Parceiros na aprendizagem. Revista Nova Escola. p.32-39, jun/jul 2006. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002, 112p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação educacional na prática: princípios técnicas instrumentos. São Paulo: Thomson Learning, 2006.202p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GILES, Thomas Ranson Giles. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1983. 120p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Editora Cortez, 2007.120p. . (Biblioteca da UEPA nº19 (conselhos / gestão / teorias / paradigmas / popular)

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.128p. (Biblioteca nº125) (Leitura)

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Editora Cortez, 2006. 216p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 168p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 160p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)

GURGEL, Thais. Uma moral para agir no mundo. Revista Nova Escola. Novembro/2009. p.89. (Metodologia / didática / prática / gestão)

HARDY, Marianne. Entrevista. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre: n. 30, p. 24-27, mai./jul., 2004. (Metodologia / didática / prática)

HIPÓLIDE, Márcia Cristina- O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: metodologias e conceitos. São Paulo: Compainha Editora Nacional, 2009. 111p.

HORTA, Nina. Vamos comer: da viagem das merendeiras, crônicas e conversas. Brasília: Editora MEC, 2002. 299p. (Gestão)

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre. Editora Artmed, 2003.126p. (Metodologia / didática / prática / arte)

IRWIN, William. Alice no país das maravilhas e a filosofia: cada vez mais e mais curioso.Tradução Camila Zanon. São Paulo: Madras, 2010. 208p. (aventura, filosofia, rebeldia, lógica)(Biblioteca pessoal)

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Editora Scipione, 1997. 174p. (Biblioteca da UEPA nº 135) (sobre música/ instrumentos musicais/ motivação/ jogos/ sons/ ritmo/ música popular e erudita)

JEZINE, Edineide. ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. (orgs.) Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 234p. (Biblioteca da UEPA nº 62) (educação popular/ movimentos sociais/ violência)
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Tradução Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 220p. (leitura, projetos, produção, pais, família, competências, )  (Biblioteca da UEPA nº 187)

KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas implicações da teoria de piaget. Tradução Marcelo Cestari T. Lellis, Marta Rabioglio e Jorge José de Oliveira. Campinas, S.P: Editora Papirus,1994. 238p. (Biblioteca da UEPA nº 106) (Matemática / avaliação / autonomia / interação / jogos)

KARNAL, Leandro. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010. 216p. (Biblioteca da UEPA nº 156) (ensinar/ educação/ transversalidade/ literatura/ livros didático/ pesquisa na internet p.135 / música p.139 / avaliação / religião)

KRAEMER, Maria Luiza.  Histórias infantis e o lúdico encantam as crianças: atividades lúdicas baseadas em clássicos da literatura infantil. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2008. 228p. (Leitura)

KRAMER, Sonia. Alfabetização leitura e escrita formação de professores em curso. São Paulo: Editora Ática, 2010. 213p. (Leitura)

KRASILCHIK, Myriam. MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.88p. (Biblioteca da UEPA nº199 ) (alfabetização científica / ação pedagógica / ambiente / espaços sociais )

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível, e o necessário. Tradução Ernani Rosa.-Porto Alegre: Artmed, 2002. 120 p. (Leitura)

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 104p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994. 264p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Editora Alternativa, 2008. 319p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

LOPES, Noêmia. Espaços de lazer: lugar de brincar, interagir e conviver. Nova Escola Gestão Escolar, Edição 9, agosto/setembro 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.uol.com.br/gestao-escolar/diretor/espacos-lazer-lugar-brincar-interagir-conviver-582340.shtml,  Acesso em 21/12/2010. (Metodologia / didática / prática / gestão)

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Editora Papirus, 2003, 240p. (Biblioteca da UEPA nº39) (educação musical/ pesquisa em educação musical/ música e currículo)

LUCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 1996 (Metodologia / didática / prática / gestão)
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2002. 180p. (Metodologia / didática / prática / avaliação / planejamento))

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. 448p. (avaliação, ações, projeto político, formação do educador, formação do educando, consciência, conteúdos socioculturais, aprendizagem, desenvolvimento, ensino-aprendizagem, didática, escola, mediador, avaliar, realidade, conhecimento, intervenção, prática, ato pedagógico, poder, disciplinamento, condições prévias, ato de avaliar, diagnóstico, acompanhamento, descrever, qualificar, instrumentos de avaliação, coletas de dados, consequências negativas, distorções, planejamento, ética, notas, cola, reprovação, etc...) (Biblioteca da UEPA nº120 )

MACHADO, Lourdes Marcelino (ORG.). Administração e supervisão escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000. (Metodologia / didática / prática / gestão)

MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Editora Paulinas, 2007. 198p. (Biblioteca da UEPA nº182 ) (Leitura)

MANACORDA in LIBÂNEO. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa,  319p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.184p. . (Biblioteca da UEPA nº126 ) (Filosofia / conhecimento/ ética / existência / linguagem)

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 296p. (Biblioteca da UEPA nº193) (Leitura)

MARINHO, Vitor. O esporte pode tudo. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 128p. (Metodologia / didática / prática / esporte / gestão)

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2007. 206p. (Biblioteca da UEPA nº101) (práticas de dança na escola/ PCN e a dança/ arte/ folclore)

MATTEDI, Marcos Antonio. Sociologia e conhecimento: introdução à abordagem sociológica do problema do conhecimento. Chapecó: Argos, 2006. 218p. ( Marx, Durkheim, Weber, representações coletivas, valores, conhecimento, ciência, Habermas, Foucault, Bourdieu )(Biblioteca pessoal)

MATUI, Jiron. Cidadão e professor em Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 20)  ( cidadão / professor / intelectual )

MELO, Josevaldo Araújo de. Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo e como combatê-lo. Recife: EDUPE, 2010. 128p. (Metodologia / didática / prática / psicologia / gestão)
MENEZES, Luis Carlos de. A língua em todas as disciplinas. Revista Nova Escola. Edição 221 | Abril 2009, p.92. (Metodologia / didática / prática / leitura)

MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Editora Singular, 2009.136p. (Biblioteca da UEPA nº113) ( prática literária / rotas de leitura/ LOBATO/ poesia)

MIRANDA, Cláudia. RODRIGUES, Vera Lúcia. Aprendendo sempre: letramento e alfabetização linguística. 1º e 2º ano do ensino fundamental. (Manual do Professor) São Paulo: Editora Ática, 2008. 48p. (Biblioteca da UEPA s/n) (Metodologia / didática / prática / leitura)

MIRANDA, Cláudia. RODRIGUES, Vera Lúcia. Viraver: letramento e alfabetização 3º ano (Manual do Professor) São Paulo: Editora Scipione, 2011. 64p. (Biblioteca da UEPA s/n) (Metodologia / didática / prática / leitura)

MONTEIRO, Alexandrina. POMPEU JUNIOR, Geraldo. A matemática e os temas transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001. 160p. (Biblioteca da UEPA nº88) (transversalidade, conhecimento, matemática, cotidiano, brincadeiras, projetos)

MORAIS, Marta Bouissou. ANDRADE, Maria Hilda de Paiva. Ciências – ensinar e aprender: anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.128p. Biblioteca da UEPA nº271) (ciências / experimentos / visitas / excursões / pesquisa / trabalhos em grupo / projetos / tecnologias /avaliação )

MULLER, Jean-Marie. Não - violência na educação. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Editora Palas Athena, 2006. 112p. (Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia) (Biblioteca da UEPA nº

NASH, Laura L. Ética nas empresas: guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. Tradução: Kátia Aparecida Roque. São Paulo: Makron Books, 2001. 240p. (ética/ moralidade/ responsabilidade/ liderança/ mudança/ fracassos/ acordo/ falhas éticas/ problemas éticos/ eficiência/ ego/ tomada de decisão)  (Biblioteca pessoal)

NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São Paulo: Editora FTD, 2009. 176p. (Biblioteca da UEPA nº 142)

NEVES, Albanize Aparecida Arêdes. GRILO, Miriam dos Santos. STEFANOVITS, Ângelo Alexandref. Letramento e alfabetização linguística. (Manual do Professor). São Paulo: Escala Educacional, 2008. 40p. (Biblioteca da UEPA nº s/n) (Metodologia / didática / prática)

NEVES, Libéria Rodrigues. SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas-SP: Editora Papirus, 2009.128p. (Biblioteca da UEPA nº35) (Metodologia / didática / arte / prática)

NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. (Coord.) A educação artística da criança: artes plásticas e música fundamentos e atividades. São Paulo: Editora Ática, 2001. 264p. (Biblioteca da UEPA nº213) (educação plástica e musical/ música)

NUNES, Clarice (Org.) O passado sempre presente. São Paulo: Editora Cortez, 1992. 88p. (Biblioteca da UEPA nº4) (Educação no Brasil / Estado conservador)

OLIVEIRA, José Márcio Augusto de. Escrevendo com o computador na sala de aula. São Paulo: Editora Cortez, 2006.120p. (Biblioteca da UEPA nº25) ( educação / informática / escrever / escola / metodologia / ambiente/ computador / tecnologia )

OLIVEIRA, Manfredo A. de (Org.) Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000. 256p. Tradições morais/ ética/ alteridade/ utilitarismo/ teologia moral/ justiça/ ética do discurso/ política/ princípio da responsabilidade/ coerência dialética/ ética intencionalista/  (Biblioteca pessoal)

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2011. 264p. ensino infantil(Biblioteca pessoal)

OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 17)  (arte / conhecimento / expressão / técnica)

PALMA, Héctor A. Metáforas e modelos científicos: a linguagem no ensino das ciências. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Edições SM, 2009. 112p. (Biblioteca da UEPA nº 30) (ensino de ciências / linguagem / metodologia )

PARO, Vitor Henrique Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Editora Xamã, 2000. 126p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2006, 120p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Editora Positivo, 2005. 160p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

PARREIRAS, Ninfa Confusão de línguas na Literatura: o que o adulto escreve a criança lê. 2009

PÉRISSÉ, Paulo Marcelo Perlingeiro. O educador aprendedor. São Paulo: Editora Cortez, 2004.118p. (Biblioteca da UEPA nº23) (organizar / conhecimento / Metodologia / didática / prática / gestão)

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora Artmed, 1999. 96p. (Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia)

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. 232p. (Biblioteca da UEPA nº127) (Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia)

PERROTTI, Edmir. Biblioteca não é depósito de livros Publicado em NOVA ESCOLA Edição 193, JUNHO 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/biblioteca-nao-deposito-livros-423601.shtml  (Leitura)

PESSANHA, Eurize Caldas. Ascensão e queda do professor. São Paulo: Cortez, 2001. 112p. . (Biblioteca da UEPA nº 10)  (Metodologia / didática / prática / gestão / trabalho do professor / classe social / capitalismo )

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradutor: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008. 192p. (Leitura)

PIETRI, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.96p. (Biblioteca da UEPA s/n(para encontrar na biblioteca= livro peq. Azul e branco) (Leitura / livro didático / livro paradidático )

PILETTI, Claudino (Org.) Didática especial. São Paulo: Ática, 2000. 344p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. São Paulo: Editora Ática. 2004. 264p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

POPHAM, William James. Como avaliar o ensino. Tradução de Luiz Cassemiro dos Santos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976.162p. (Biblioteca da UEPA nº 263)  (Avaliação/ métodos/ supervisão/ testes/ desempenho/ responsabilidade educacional)

POZO, Juan Ignacio. CRESPO, Miguel Gómez Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. 296p. (Biblioteca da UEPA nº206) (Metodologia / ciências / aprendizagem / conhecimento / química / física )

REDES DE APRENDIZAGEM: Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. Brasília, DF: UNICEF 2008. 104p (Biblioteca da UEPA nº209) (planejamento / metodologia / perfil do professor ?

REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 2009.144p. (Biblioteca da UEPA nº133) (jogos teatrais/ relacionamento/ observação/ avaliação)

RIOS, Zoé. LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: Editora RHJ, 2009.130p. (Biblioteca da UEPA nº68) (Leitura, para casa, família, tarefa de casa, alfabetização, letramento, escola)

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Viagens de leitura. Brasília: Secretaria da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação á distância, 1996. 58p. (Leitura)

RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. São Paulo: Editora Cortez, 2003. 98p. (Biblioteca da UEPA nº13) (Metodologia / didática / prática / gestão / política / democratização)

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. O transitório e o permanente na educação. São Paulo. Cortez. 2003. 120p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

ROSA, Sanny S. da. Brincar, conhecer, ensinar. São Paulo: Editora Cortez, 2001.118p. . (Biblioteca da UEPA nº 15)  (Metodologia / didática / prática / ensinar / brincar / gestão)

ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. São Paulo: Editora Cortez, 1996.88p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José [et al.]. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo: Editora Phorte, 2009. 96p. (Biblioteca da UEPA nº 87)  (jogos educativos / jogos em grupo/ esportes, estudo e ensino/ educação física/)

SADOVSKY, Patrícia. O Ensino de Matemática Hoje- enfoques, sentidos e desafios. 1º Ed., São Paulo: Ática, 1993. 111p.

SANT’ANNA, Ilza Martins. MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar – técnicas e reflexões pedagógicas para formação de formadores São Paulo: Edições Loyola, 2002. 126p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

SANTOMAURO, Beatriz. O que ensinar em arte. Revista Nova Escola. Edição 220 / Março 2009 (Metodologia / didática / prática / arte / gestão)

SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, p.7(Metodologia / didática / prática / gestão / lúdico / psicologia)

SARAIVA, Juracy Assmann. (Org.) Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001. 238p. (Biblioteca da UEPA nº147) (leitura/ alfabetização/ literatura/ narrativas/ folclore/ poesia/ roteiros de leitura)

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico – crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Editora Autores Associados, 1991. 174p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.144p. (Biblioteca da UEPA nº181) (música)

SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Des)caminhos da escola, os traumatismos educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 104p. . (Biblioteca da UEPA nº 14)  (didática / metodologia / professor / formação do professor / planejamentos  sistema escolar / leitura)

SILVA, René Marc da Costa. (Org.) Cultura popular e educação: salto para o futuro. Brasília: SEED/MEC, 2008. 246p. (Biblioteca da UEPA nº128) (Cultura / Metodologia / didática / prática / gestão)

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009. 272p. (Biblioteca da UEPA nº 66) (Leitura infantil/ narrativas/ Monteiro Lobato/ Ruth Rocha/ Ana Maria Machado/ outros)

SILVERSTEIN, Barry. Motivação: desperte o que há de melhor em sua equipe. São Paulo: Editora Senac Rio, 2009. 160p. (Metodologia / motivação / psicologia / didática / prática / gestão)

SIMIONATO, Regina Gargantini Bratfisch. Dinâmicas de grupo para treinamento motivacional. Campinas, SP: Papirus, 2004.120p. (Biblioteca particular) (dinâmicas de grupo, facilitador, treinamento motivacional, oficinas, materiais confeccionados)

SMITH, Corinne. STRICK, Lisa. Dificuldade de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001. 332p. (Biblioteca da UEPA nº 137) (Psicologia / motivação / Metodologia / didática / prática / gestão / aprendizagem / qualidade / futuro / matemática / escrita / leitura / dificuldade / social / emocional / família/ estratégias)

SMOLKA, Ana Luíza B. GÓES, Maria Cecília R. de (Orgs.) A Linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Editora Papirus, 1993.  177p. (Leitura)

SOARES, Magda. ROCHA, Gladys. Português: uma proposta para o letramento: livro de alfabetização: ensino fundamental. (Manual do Professor) São Paulo: Editora Moderna, 1999. 32p. (Biblioteca da UEPA nº s/n) (Leitura)

SOARES, Suely Galli. Arquitetura da identidade: sobre educação, ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Cortez, 2000. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 16)  (educação / aprendizagem / currículo / informação / escolaridade / qualificação / alfabetização / educador / EJA )

SOEK, Ana Maria. (Org.) Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: ciências humanas. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 80p. (Biblioteca da UEPA nº27) (ensinar história / geografia / sociologia / filosofia / ética / cidadania / trabalho / classes sociais / metodologia )

SOEK, Ana Maria. (Org.) Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: ciências da natureza e matemática. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 64p. (Biblioteca da UEPA nº28) (ensinar física / química / biologia / matemática / metodologia )

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998. 194p. (Biblioteca da UEPA nº108) (desafio da leitura/ ler, compreender e aprender/ o ensino da leitura/ o ensino de estratégias de compreensão leitora/ para compreender... antes da leitura/  construindo a compreensão... durante a leitura/ depois da leitura: continuar compreendendo e aprendendo)

SOUSA, Lúcia de Fátima Farias de. Pernambuco: estudos sociais. São Paulo: FTD, 1993. 127p. (Biblioteca Normal Médio 7/4/2014)

SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. Rio de Janeiro: Record, 2008. 158p.(matemática, filosofia, geometria, números) (Biblioteca da UEPA nº 99)

SOUZA, Regina Célia de. Psicólogo na escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologo-na-escola.htm Acesso em 19/11/2011. (Metodologia / didática / prática / gestão)

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2010. 128p. (Biblioteca da UEPA nº165) (valor da música/ cultura/ avaliação/ rotinas)

TAPIA, Jesus Alonso. FITA, Enrique Caturla. Motivação em sala de aula: o que e como se faz. São Paulo: Editora Loyola, 1999. 152p. (Metodologia / motivação / didática / prática / gestão)

TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução: Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora Senac, 2011. 552p. (Biblioteca da UEPA nº 74) (Motivação/ paradigma/ mediação/ interação/ aprendizagem/ mudanças/ perfil do professor/ didática/ metodologia/ função construtivista)

TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para o ensino concreto. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 120p. (Biblioteca da UEPA nº18) (questões produtivas / máquinas / cidadania / trabalho / classes sociais / metodologia )

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2006. 104p. . (Biblioteca da UEPA nº 23)  (Escrita / alfabetização / letramento )

TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1987, 208p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 246p. (Biblioteca da UEPA nº 177)  (variação linguística/ gramática/ texto/ discurso/ língua/ leitura)

VALE, Ana Maria do. Educação popular na escola pública. São Paulo: Cortez, 2001. 111p. . (Biblioteca da UEPA nº 6)  (luta popular / escola pública / educação popular)

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 304p. (Biblioteca da UEPA nº 124) (Metodologia / psicologia / motivação / didática / prática / gestão)

VIEIRA, Telma Maria. Clarice Lispector: uma leitura instigante. São Paulo: Editora Annablume, 2004. 104p. (Metodologia / didática / prática / leitura)

VIGOTSKI, Lev Senovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010. 182p. (Biblioteca da UEPA nº 29) ( atenção / pensamento / memória / interação / aprendizado / brinquedo / Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia)

VYGOTSK, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem: psicologia. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008. 224p. (Leitura)

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Editora: Martins Fontes, 2007. 208p. (Psicologia)

WEISZ, Telma. Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2001.136p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

WITTER, Geraldina Porto. LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.102p. (Biblioteca particular) (aprendizagem/ modelos behavioristas/ modelo cognitivo/ motivação/ conceitos/ atenção/ aplicação)

XAVIER, Adão Aparecido. GUELFI, Wanirley Pedroso. Artigo científico final do pde violência e indisciplina x rendimento escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1400-8.pdf Acesso em 15/12/2011. (Metodologia / didática / prática / psicologia / gestão)

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ermani. F. da F. Rosa- Porto Alegre. Artmed, 1998. 635 p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

ZALUAR, Alba. (Org.) Violência e educação. São Paulo: Editora Livros do Tatu/Cortez, 1992. 136p. (Biblioteca da UEPA nº 213) (Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia)

ZAOUAL, Hassan. Globalização e diversidade cultural. São Paulo: Editora Cortez, 2003. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 22)  (globalização / desenvolvimento / conhecimento )

ZENTI, Luciana. Um espaço para brincar e aprender. Revista Nova Escola, Janeiro 2002. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/espaço-brincar-aprender-426897shtml  (Psicologia / Metodologia / didática / prática / gestão)

ZIRALDO in VIEIRA, Marli. Um menino chamado ziraldo. Revista aprende Brasil. Abril/maio, 2006. 36-40p. (Metodologia / didática / prática / gestão)


ZÓBOLI, Graziella Bernardi. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo: Editora Ática, 1999. 152p. (Metodologia / didática / prática / gestão)

Um comentário:

  1. Muito útil. Excelente para quem busca ampliar conhecimentos por meio da leitura de um bom livro.

    ResponderExcluir

Auguste Rodin

Auguste Rodin é um dos mais importantes escultores em bronze da modernidade e sua colaboração para a arte moderna é incalculável. Auguste Rodin nasceu na França em 12 de novembro de 1940, vinha de uma família de classe operaria. Filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, foi educado tradicionalmente. Desde criança dava indícios da sua inclinação para a arte e em grande parte da sua vida foi autodidata. Aprendeu a desenhar aos 10 anos e aos 14 foi matriculado na Petite École uma escola de artes onde estudou desenho e pintura. Estudou, também, por conta própria, anatomia humana, utilizando mais tarde estes conhecimentos em suas esculturas. Após deixar esta escola e ser rejeitado em outra escola de artes, Rodin ganhou a vida durante muito tempo como artesão. Mais ou menos nesse período, estudou com Antoine-Louis Barye, grande escultor de animais, o qual lhe influenciou significativamente na sua carreira. Nesse período conheceu e passou a viver com uma jovem costureira chamada Rose Beuret com quem teve apenas um filho.

Decidido na carreira de escultor, especializou-se na criação de esculturas em bronze. Uma de suas primeiras esculturas “O homem de nariz partido”, no entanto, foi rejeitada para o Salão de 1864, considerada inacabada pela banca examinadora devido a superfície vigorosamente enrugada, produzindo no bronze um jogo de reflexões que muda conforme a luz. Um estilo de esculpir possivelmente influenciado por Antoine-Louis Barye.

Sua primeira escultura exposta publicamente foi “A idade do bronze” em 1876, provocando grande escândalo em função dos contornos classificados como chocantes para a época. Apenas dois anos mais tarde, Auguste Rodin alcançou reconhecimento com a obra “São João Batista pregando”. Fama que lhe rendeu a encomenda de inúmeros outros trabalhos, entre eles, a “Porta do Inferno”, uma porta em bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. A “Porta do Inferno” foi baseada na obra literária “Divina Comédia” de Dante Alighieri e traz cerca de 180 figuras de vários tamanhos nas quais o artista trabalhou até o fim da sua vida.

Rodin foi, também, responsável pela criação de outras obras como “O Beijo”, “O Pensador”, “Balzac”, “Os burgueses de Calais”, “O filho Pródigo”, “A voz interior”.

As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria. Auguste Rodin abriu caminho para a geração seguinte de escultores modernos.

Quase no fim da vida, em 1900, Rodin foi contemplado com um pavilhão inteiro - o Pavilhão das Almas, da Exposição Universal foi destinado aos trabalhos do artista, reunindo ao todo 150 obras.

Rodin morreu em 17 de novembro de

1917 na França. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

Referência:

H.W.Janson. História Geral da Arte – O Mundo Moderno. Martins Fontes: São Paulo, 2001.



Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!
Volte sempre!